Como a Odontologia Digital vai transformar o seu consultório

A tecnologia está revolucionando a forma de trabalho em diversas áreas, incluindo a da saúde. Novas técnicas proporcionam tratamentos eficazes, menos invasivos e que trazem benefícios tanto para os profissionais quanto aos pacientes. Nesse contexto, nota-se como a odontologia digital é inevitável, e cabe aos profissionais implementar os recursos e aprender a manejá-los.

A união indissociável entre odontologia e tecnologia tem avançado com rapidez e mostrado resultados surpreendentes. Portanto, seu consultório não pode ignorar essa tendência. Neste post, você vai descobrir o que é odontologia digital e quais benefícios ela vai trazer para seu consultório. Confira:

O que é odontologia digital?

É a utilização de procedimentos tecnologicamente avançados para otimizar tratamentos, agilizar consultas com eficácia e modernizar seu consultório. Isso significa a adoção de sistemas e equipamentos que usam scanners, câmeras, softwares e imagens 3D para a criação de próteses, facetas, inlays e onlays com muito mais facilidade e rapidez.

O avanço tecnológico é inevitável, portanto quem deseja se destacar precisa adotá-lo em seu consultório. Além de trazer benefícios rapidamente percebidos, tanto pelo profissional quanto pelo paciente, usar a tecnologia é uma forma de se tornar autoridade no mercado.

Conheça alguns dos recursos mais utilizados em radiologia digital:

CAD/CAM

Um dos sistemas odontológicos mais avançados é o CAD/CAM, que possibilita a criação de próteses por meio do escaneamento intraoral da arcada dentária do paciente. As informações são enviadas por computador, que faz o molde em 3D. Por fim, a fabricação é feita rapidamente por uma fresadora, que esculpe a peça em um bloco de porcelana.

Com isso, você elimina a necessidade de modelagens, agilizando consideravelmente a produção e mantendo a qualidade. Além de tudo, o procedimento é indolor.

Esse mesmo sistema também tem câmeras de foto e vídeo que permitem uma ampliação da imagem em até 60 vezes. Dessa forma, fica muito mais fácil para o dentista verificar quais dentes realmente precisam de tratamento e quais são os procedimentos adequados. Isso significa inlays, onlays e facetas prontas com muito mais facilidade e rapidez.

DSD

O odontologista sabe que o paciente não deseja apenas um sorriso saudável: a estética também é essencial.

O Digital Smile Design é outro procedimento que torna o tratamento muito mais preciso, ágil, visualmente agradável e de maior previsibilidade.

Na primeira consulta, a arcada dentária do paciente já é fotografada e filmada de formas intra e extraoral. Depois disso, são feitas simulações e desenhos digitais por cima dessas imagens, até que se chegue ao resultado desejado.

Como todo o trabalho estético é feito com base nas fotos do paciente, as chances de que o resultado saia como o esperado são muito maiores. Isso também ocorre porque o software faz uma leitura integrada da face do paciente, proporcionando um molde adaptado à sua estrutura dentária e movimentos musculares.

Esse software trabalha de forma integrada ao CAD/CAM, oferecendo a melhor visualização da arcada dentária e, consequentemente, os melhores resultados.

imagem computadorizada de uma arcada dentária exemplificando a odontologia digital

Radiologia digital

A radiologia digital trouxe enorme avanço à qualidade dos exames, proporcionando diagnósticos mais precisos. Hoje, as imagens em alta resolução se dividem entre 2D e 3D. Veja quando cada tipo de exame é mais indicado:

Radiologia 2D

A radiologia digital 2D trabalha com radiografia, permitindo a análise e documentação da arcada dentária com uma visualização que, antes, não era possível. Veja em quais exames ela é utilizada:

  • Radiografia panorâmica com traçado anatômico;
  • Radiografia panorâmica de ATM;
  • Documentação para implantes;
  • Documentação para prótese;
  • Documentação ortodôntica;
  • Documentação ortopédica;
  • Radiografia interproximal;
  • Radiografias periapicais;
  • Radiografia panorâmica;
  • Índice carpal.

Radiologia 3D

Aqui, trabalha-se com a tomografia computadorizada, também chamada de radiografia em 3D. As imagens são analisadas em computador e um software faz a reconstrução em terceira dimensão. O resultado é excelente para observar pequenas fraturas, hemorragias e até a formação de tumores.

Veja em quais exames a tomografia se destaca para:

  • Avaliação de terceiros molares;
  • Endodontia;
  • Ortodontia;
  • Implantes;
  • ATM.

Quais as vantagens da odontologia digital?

Avanços, otimizações, conforto: esses são apenas alguns benefícios que a odontologia digital oferece para você e seus pacientes. Veja:

Avanço tecnológico

A era digital não permite que um consultório esteja tecnologicamente atrasado. Um profissional que está sempre por dentro das práticas atuais sabe quais são os melhores recursos e equipamentos para implementar em seu ambiente de trabalho.

Quando nos referimos à radiologia digital 3D, essa evolução mostra-se ainda mais notável. Por desconhecimento, muitos profissionais de odontologia resistem à adesão dessa tecnologia, que é totalmente viável no ponto de vista econômico e indispensável no contexto atual.

Prazos reduzidos

Além de procedimentos menos invasivos e extremamente eficazes, a odontologia digital otimiza a entrega dos resultados. Aliada ao trabalho do profissional, essa agilidade proporciona muito mais satisfação para o paciente.

Menos incômodo para o paciente

Sabe-se bem o medo que algumas pessoas têm do consultório odontológico. Sem a necessidade de moldes físicos, os procedimentos ficam menos invasivos, o que deixa o paciente mais confortável.

Redução do número de consultas

São necessários menos encontros entre odontologista e paciente para que o problema seja resolvido. Para quem se sente desconfortável com as idas ao dentista, esse detalhe vale muito. Isso significa mais rapidez para o cliente e mais horários disponíveis para o profissional.

Previsibilidade dos resultados

O recurso 3D do CAD/CAM permite que a fresadora molde a prótese exatamente como o desejado e com rapidez. Além disso, com o DSD o profissional consegue fazer simulações baseadas na movimentação muscular, no desenho da arcada e no comportamento que o dente terá com o passar do tempo.

Por meio dessa tecnologia, o odontologista, a equipe interdisciplinar dental e o paciente chegam a um resultado satisfatório para todos.

Destaque no mercado

É fato: só se destaca quem dá um passo a frente. Por mais essencial que seja aderir à odontologia digital nos consultórios, nem todos os profissionais estão dispostos a se atualizar e oferecer esse avanço aos pacientes. Inserir a tecnologia no cotidiano da clínica é trazer conforto aos clientes, agilidade ao profissional e otimização para a equipe. Quem pensa em todos esses avanços destaca-se consideravelmente entre as clínicas dentárias.

A odontologia digital é uma alternativa que proporciona um tratamento eficaz ao paciente, com muito mais recursos para o cirurgião-dentista. Com isso, ela melhora a qualidade e precisão da prestação de serviços da clínica, impactando diretamente na satisfação dos pacientes e, consequentemente, nos resultados do negócio. Implementá-la no seu consultório é essencial para resultados efetivos e destaque no mercado.

Percebeu como a odontologia digital trará melhorias ao seu consultório? Para não ter mais dúvidas, entenda mais sobre o conceito de DSD!

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário