O que é CAD/CAM na Odontologia?

Para a confecção de uma prótese, muitos odontologistas ainda usam o método tradicional de criação de molde com gesso, que é desconfortável para o paciente, demorado e nem um pouco prático. Mas desde o surgimento da tecnologia CAD/CAM na Odontologia, o tradicional procedimento tem sido substituído por uma técnica muito mais avançada e precisa.

Mas qual a vantagem do sistema CAD/CAM na Odontologia? Quais são seus benefícios? Vale a pena o investimento? É o que vamos descobrir neste post.

O que é CAD/CAM na Odontologia?

O CAD/CAM não é apenas uma, e sim a união de duas tecnologias:

  • CAD, que significa computer-aided design ou desenho assistido por computador.
  • CAM, computer-aided manufacturing ou manufatura assistida por computador.

Embora muito utilizadas em conjunto, tanto o CAD quanto o CAM são tecnologias independentes, ou seja, o odontologista pode optar por usar apenas o scanner (CAD) ou a fresadora (CAM).

Na Odontologia, o CAD/CAM é muito utilizado para a manufatura de próteses de até 10 elementos, próteses longas e curvas, coroas unitárias, coroas mais longas, coroas esplintadas de até 4 elementos, lentes de contato e moldes de fundição. No entanto, é também muito utilizado em outras áreas para confecção de calçados, distribuição de plantas, ferramentas e lâminas estampadas. 

Resumidamente, essa tecnologia permite escanear a arcada do paciente, criar o projeto da prótese e confeccioná-la em questão de minutos. Isso tudo porque os aparelhos estão interligados: assim que uma etapa está pronta, um aparelho envia o comando para o outro.

Com essa tecnologia, o odontologista pode:

  • fotografar a arcada dentária do paciente com imagens de altíssima qualidade, que podem ser ampliadas em até 60 vezes;
  • projetar a arcada dentária em um modelo virtual, substituindo os antigos moldes de gesso;
  • mostrar ao paciente um provável resultado do tratamento, já que o grau de previsibilidade garantido pela união das tecnologias é alto;
  • moldar a prótese em tempo recorde.

Como o CAD/CAM na Odontologia funciona?

A fase CAD começa com o escaneamento intraoral, ou seja, uma pequena câmera captura imagens coloridas (em fotos ou vídeos) que servirão de base para a criação do molde. Não há necessidade do uso de moldeiras ou de quaisquer outros objetos; apenas do scanner — um fino tubo rotacional com luz constante, capaz de obter imagens até dos locais mais difíceis da arcada dentária.

Porém, o escaneamento também pode ser feito extraoral (da face do paciente) e na tomografia computadorizada.

Depois, essas imagens servirão de base para a criação do molde digital. Para isso, seguirão para o Digital Smile Design (DSD), software específico para planejamento e modelagem de tratamentos odontológicos. Nele, serão criados o molde e a peça final. 

Por fim, as informações do projeto são enviadas para a fresadora (CAM), que vai produzir a peça em cerâmica feldspática, resina, zircônia, dissilicato de lítio, metal pré-sintetizado, cerâmicas híbridas ou em qualquer outro material desejado. O resultado é como o de uma impressão 3D.

cad/cam na odontologia

Quais os benefícios do CAD/CAM na Odontologia?

O sistema CAD/CAM trouxe diversos benefícios para a rotina odontológica. Veja!

Conforto

O escaneamento intraoral retira a necessidade de moldagem. Para quem sente ânsia com facilidade e tem dificuldade durante o processo, o scanner é de grande ajuda. Além disso, não é necessário colocar nenhuma massa na arcada dentária, o que deixa o trabalho mais limpo e confortável tanto para o paciente quanto para o profissional.

Rapidez

Antes, a maior parte do trabalho era feita de forma manual pelo protético: o odontologista fazia um molde vazado da boca do paciente, que serviria de base para a criação de um modelo e, logo depois, da prótese. Tudo isso fazia com que o procedimento demorasse muito mais do que o necessário. 

Além disso, o processo poderia gerar distorções, já que a precisão do molde físico era menor que a do digital. Portanto, a peça deveria voltar para ajustes, muitas vezes com um cimento mais espesso — que diminuía a vida útil do objeto, além de deixá-lo mais vulnerável a infiltrações e ao aparecimento de cáries.

Além do processo ser muito mais rápido, o sistema CAD/CAM necessita do auxílio do protético apenas para aperfeiçoar o aspecto estético da peça criada pela fresadora, deixando-o realista.

Por fim, o paciente também se beneficia, pois, precisa de menos consultas. É possível fazer o escaneamento em um dia e a instalação da peça em outro.

Precisão

Além da rapidez, a grande vantagem do sistema CAD/CAM na Odontologia é o aumento da precisão da adaptação das peças na arcada dentária do paciente. É possível fazer todos os ajustes ainda no modelo virtual, sem necessidade de um protótipo físico.

O espaço virtual permite que o odontologista faça simulações de movimentação, análise estética. Portanto, é possível fazer uma avaliação do resultado antes mesmo do início do tratamento.

O aumento na precisão diminui significativamente as chances de o paciente quebrar, perder as próteses ou precisar de ajustes nas restaurações. Além disso, melhor também a satisfação dele com o resultado e do odontologista com o próprio trabalho.

Economia

Não é necessário gastar com material de moldagem e equipamentos, alto investimento com protético (o trabalho é menor), muitas consultas e espaço para guardar os moldes físicos e equipamentos.

Além disso, o trabalho não precisa ser feito no próprio consultório — as clínicas de Radiologia Odontológica são tecnologicamente preparadas e já contam com pessoal capacitado para o uso do CAD/CAM. Tanto para clínicas pequenas quanto para as já consagradas no segmento, a terceirização do serviço é a escolha mais inteligente.

Com profissionais altamente capacitados, tecnologia de ponta — incluindo o CAD/CAM — e experiência no mercado, a DVI Radiologia é a escolha correta para sua clínica odontológica. Entre em contato com a empresa e fale com um especialista.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Este post tem 5 comentários

  1. Rejeki bet

    Ótimo post! A explicação sobre CAD/CAM na odontologia realmente esclarece como essas tecnologias estão revolucionando os tratamentos dentários. Estou ansioso para ver mais inovações da DVI Diagnóstico!

  2. nulls brawl official

    Excelente post! Fiquei curioso sobre como a tecnologia CAD/CAM pode realmente revolucionar os tratamentos odontológicos. A inovação na DVI Diagnóstico é impressionante! Estou animado para ver como isso pode melhorar a experiência dos pacientes.

  3. tc lottery login

    Excelente artigo! A explicação sobre CAD/CAM na odontologia foi muito clara e informativa. É interessante ver como a tecnologia está revolucionando o setor e melhorando a experiência do paciente. Parabéns pela mudança de nome para DVI Diagnóstico!

  4. minecraft apk

    Ótimo post! A explicação sobre CAD/CAM na Odontologia foi muito clara e informativa. É interessante ver como essas tecnologias estão revolucionando o atendimento odontológico. Estou ansioso para saber mais sobre as inovações que a DVI Diagnóstico está trazendo para o mercado!

  5. Kinitopetplayonline

    Ótimo post! Achei muito interessante a explicação sobre como o CAD/CAM está revolucionando a odontologia. Adoraria saber mais sobre as vantagens práticas que os dentistas estão percebendo no dia a dia!

Deixe um comentário