10 apps para dentistas que irão revolucionar seu consultório

Aplicativos são amplamente utilizados na área da saúde, principalmente na Medicina. Com eles, é possível organizar consultas, acessar histórico de pacientes, interagir com outros profissionais e otimizar atividades gerais de um consultório. Portanto, não é de se estranhar que existam apps para dentistas.

Embora sejam muito úteis, apps voltados para a Odontologia ainda não são tão usados como deveriam pelos profissionais. Isso porque temos em mente que esse tipo de tecnologia pode servir para entretenimento ou para facilitar outros aspectos da nossa vida, menos do trabalho.

Se você enxerga seu celular apenas como distração, é hora de mudar esse conceito. Neste post, você vai conhecer 10 apps para dentistas que vão mudar a rotina do seu consultório. Confira!

Apps para dentistas: 10 exemplos que vão mudar sua rotina no consultório

Veja como os apps voltados para a Odontologia fazem diferença no dia a dia de trabalho.

1. Dental Simulator

O Dental Simulator é um dos apps para dentistas mais úteis porque auxilia tanto estudantes quanto formados. Ele funciona como um simulador de procedimentos odontológicos. Para cada técnica, ele disponibiliza uma descrição, um vídeo clínico, um vídeo simulatório, os modos treino (em que você faz a simulação com o efeito transparência) e simulação (sem o efeito transparência e mais fiel à realidade).

Você também pode utilizar a câmera do seu smartphone ou óculos de realidade virtual para aproveitar os recursos do app. Embora ele tenha algumas técnicas gratuitas, outras devem ser compradas pelo aplicativo e custam, em média, US$ 5,00.

Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

2. BoneBox – Dental Lite

O BoneBox é um dos apps para dentistas com imagens 3D, que torna seus recursos mais próximos da realidade. Ele é uma excelente opção para quem deseja estudar anatomia dental, já que seus gráficos são muito detalhados, como também para auxiliar pacientes a entender patologias e procedimentos.

Disponível para Android e iOS.

3. RadioXtudy

É um app para dentistas estudarem imagens radiográficas. O aplicativo é 100% brasileiro e oferece:

  • tópicos de anatomia, patologia e alterações dentárias;
  • imagens com estruturas marcadas;
  • interatividade entre usuários;
  • exercícios.

O melhor: tudo isso é gratuito! O app está disponível para Android e iOS.

4. Negatoscope

O Negatoscope é um dos apps para dentistas que auxiliam em casos de emergência. Ele vai substituir o negatoscópio quando você estiver analisando uma imagem radiográfica. É só escolher o tipo de radiografia e posicioná-la sobre a tela do smartphone. O app ainda conta com uma tela milimetrada para auxiliar as medidas.

Disponível para Android e iOS.

homem de camisa branca mexendo no celular

5. Endo UPE Abertura Coronária

O mais bacana desse aplicativo é que você não precisa estar conectado para utilizá-lo: ele é um guia on e offline de abertura coronária para tratamento endodôntico. Contém imagens, explicações teóricas e vídeos demonstrativos.

Disponível no site do aplicativo.

6. Anestésico Dental

O Anestésico Dental é um dos apps para dentistas gratuitos e que auxiliam tanto estudantes quanto profissionais da Odontologia. Ele auxilia você a calcular rapidamente a dosagem de anestesia que o paciente deve receber. Para chegar ao resultado, ele analisa em informações essenciais, como histórico clínico, peso do paciente e estado de saúde (se ele tem hipertensão, diabetes e outras patologias do tipo).

Disponível apenas para Android.

7. Dr. Odonto

Funciona como um auxiliar de prontuário digital e pode ser usado tanto por profissionais quanto por pacientes. É possível criar, consultar e até mesmo favoritar prescrições odontológicas, que depois podem ser enviadas por WhatsApp, e-mail ou impressas.

Outra ótima função do Dr. Odonto é o cadastro de plantões emergenciais. Com isso, os pacientes podem encontrar um dentista em qualquer hora ou local. E para melhorar, o app é 100% gratuito.
Disponível para Android e iOS.

8. Dudu App

É um aplicativo voltado para fotografias odontológicas. Nele, o profissional pode padronizar as imagens (faciais, sorriso, contraste, raio-X, intra e oclusal) e selecionar o protocolo desejado.

O Dudu App tem vários recursos para auxiliar você a registrar e organizar imagens:

  • as fotos passam automaticamente por uma sequência de filtros que melhoram sua luminosidade, cor e nitidez;
  • cada usuário tem uma nuvem exclusiva para salvar suas imagens;
  • você pode administrar as imagens pelo celular ou desktop;
  • o app possibilita a criação de pastas para cada paciente;
  • é possível personalizar a luz do flash para cada protocolo;
  • use guias para facilitar o enquadramento.

Lembre-se de que o uso do aplicativo não dispensa o uso de recursos para imagens odontológicas, como afastadores, espelhos e contrastes.

Disponível para Android.

9. Dental Patient Education Lite

Da mesma forma que o BoneBox, o Dental Patient tem animações realistas que visam informar ao paciente sobre patologias e procedimentos. Assim, ele consegue visualizar com muito mais clareza, sem a necessidade de papéis, rabiscos e explicações muito prolixas. O app tem uma versão gratuita, mas a mais robusta é paga.

Disponível para iOS, apenas iPad.

10. DVI Radiologia

O app da DVI Radiologia não só facilita a rotina de trabalho, como também funciona como uma ferramenta de marketing para seu consultório. Isso porque você ganha uma homepage customizável para divulgar seus serviços. Além disso, os pacientes podem acessar seus exames na página do dentista.

Você pode acompanhar virtualmente os casos de cada paciente, além de não se preocupar com armazenamento físico ? os arquivos, armazenados em nuvem, estarão a sua disposição com apenas um clique. Além disso, podem ser baixados e arquivados no computador do consultório.

Disponível para Android e iOS.

A tecnologia veio para facilitar a vida em todos os aspectos. Os aplicativos, no entanto, são muito utilizados para entretenimento, mas há muitas ferramentas criadas para otimizar a a rotina de trabalho e compartilhar conhecimento. Os apps para dentistas facilitam a rotina do profissional dentro e fora de consultório, já que proporciona facilidades a distância de um clique.

Viu como os apps para dentistas fazem toda a diferença no dia a dia de trabalho? Mas esse não é o único exemplo de tecnologia que veio para melhorar a rotina. Descubra agora como a Odontologia Digital vai transformar o seu consultório.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Este post tem 3 comentários

  1. Camila Da Silva

    Sou a Camila da Silva, e quero parabenizar você pelo seu artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.

  2. Marcos Orsi

    Olá
    Meu nome é Dr Marcos Orsi
    e vi neste app um aplicativo “Negatoscopio” que eu não consegui encontrar na Apple Store
    Ainda existe ou é somente para Androide
    Obrigado

    1. Cláudia

      Marcos, boa tarde. Acredito que agora esteja disponível só para Android.

Deixe um comentário